domingo, 15 de fevereiro de 2015

Tartelettes de aletria merengada

Olá :)                                                                                                                                                         Desta vez trago a minha receita de aletria mas com uma apresentação diferente mais elegante ,que sem duvida alegra qualquer mesa :)
A aletria é umas das sobremesas da gastronomia Portuguesa que habitualmente se serve no Natal ,mas cá em casa é frequente fazer na altura do Outono/Inverno talvez por aliar esta sobremesa aos dias frios ,a canela faz parte da minha infância do cheirinho que havia no ar na casa dos meus avós :) gosto do aroma do sabor ,é a minha especiaria preferida.



































Tarteletes de aletria merengada 
Ingredientes:
250 gr de aletria
5 dl leite meio gordo 
4 gemas
150 gr de açúcar
1 colher de sopa de manteiga
1 pau de canela
1 casca de limão
1 pitada de sal
Merengue :
4 claras
250 gr de açúcar
1 colher de chá de farinha maizena
Preparação :
Leve ao lume o leite com o pau de canela e a casca de limão o açúcar e a manteiga até começar a ferver,retire imediatamente do lume e reserve.
Leve um tacho ao lume com pouca água e uma pitada de sal quando começar a ferver junte a aletria desfeita deixe cozer uns 5 minutos até começar a secar ,junte então o leite aromatizado e deixe cozer até ficar cremosa ,rectifique o açúcar ,retire do lume e deixe arrefecer um pouco ,mexa as gemas e acrescente-as rapidamente à aletria e mexa bem para envolver .deite a aletria na formas das tarteletes e deixe arrefecer ,quando já estiverem frias faça o merengue.
Bata as claras em castelo até ficarem volumosas ,junte-lhe o açúcar aos poucos e continue a bater até ficar um merengue consistente acrescente a farinha maizena bata mais um pouco .

com um saco de pasteleiro coloque montinhos de merengue em cima da aletria e com um queimador queime as pontinhas do merengue .