sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Bolo de iogurte e tangerina com chocolate branco e mirtilos

Olá,
Mia um bolinho, desta vez as protagonistas são as tangerinas, um pouco por toda a parte já se vêm as tangerinas à venda , p'ra mim é o primeiro sinal do Outono que se aproxima.
Eu gosto muito deste fruto, acho que até é dos mais utilizados cá em casa ,faço vinagre de tangerina, doce, açúcar aromatizado, sumos, bolos, sobremesas um sem fim de utilizações.
Desta vez combinaram com os mirtilos e o chocolate branco, resultou num bolo cheio de cor, vida e sabor.
Vamos então à receita :



Bolo de iogurte e tangerina com chocolate branco e mirtilos



























Ingredientes para o bolo:

5 ovos
1 iogurte grego
100 ml óleo de girassol
150 gr de farinha t 55
350 gr de açúcar
1 colher de sopa de fermento
casca e sumo de uma tangerina

Ingredientes para a cobertura :
200 + 100 gr de natas Néstle
200 gr de chocolate branco de culinária Néstle
mirtilos q.b

Ingredientes para a tangerina em calda :

2 tangerinas
200 gr de açúcar 
100 gr de água

Preparação :

Vamos começar pelo fim, pelas tangerinas em calda de açúcar : Cortar com a ajuda de uma mandolina eu usei a Borner, cortar rodelas finas e mais grossas de tangerina e reserve, numa caçarola pequena leve o açúcar com a água ao lume, quando começar a ferver reduza para lume médio e coloque as rodelas de tangerina deixe cozinhar até elas ficarem macias e brilhantes ( 20 minutos) retire com cuidado para uma grade e deixe escorrer o excesso e reserve.
Vamos preparar a cobertura do bolo:
Numa pequena caçarola vamos aquecer as 100 gr de natas até começar a fervilhar, retire do lume e coloque o chocolate branco previamente partido em pedaços pequenos e deixe repousar por uns instantes , depois mexa até ficar um creme homogéneo deixe arrefecer e depois coloque no frio de um dia para o outro.

Vamos ao bolo : 
Na batedeira bata os ovos com o açúcar, depois coloque o iogurte a raspa e sumo da tangerina e o óleo  e bata durante 3 minutos, junte a farinha e o fermento e envolva no preparado anterior , leve ao forno pré aquecido a 180Cº  durante 30/ 40 minutos numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha.
retire do forno deixe arrefecer um pouco e desenforme e deixe arrefecer completamente antes de colocar o chocolate.
Batas as restantes 200 gr de natas em chantilly , bata separadamente o chocolate branco reservado no frio e envolva os dois e assim ficamos com uma ganache de chocolate branco.
colocamos a ganche em cima do bolo e decoramos com as rodelas de tangerina em calda de açúcar e mirtilos .
Bom apetite !!!!