sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Tapioca de laranja

Olá,
Hoje trago mais uma sobremesa de colher, já repararam que sou fã não é ?
Talvez pela simplicidade e por ser feita individualmente estas pequenas taças cativam-me muito, já fazia bastante tempo que queria de novo experimentar fazer tapioca, as primeiras vezes que comi, era bastante pequena, eram os banhistas do Porto que faziam quando passavam o verão cá em casa, para mim era o manjar dos deuses, visto que não era habito termos sobremesa, a vinda do verão era a alegria da criançada da aldeia, não havia aulas, passava-mos os dias na rua e na praia a brincar, chegavam os banhistas e os imigrantes sempre com guloseimas para as crianças, eram dias fantásticos vividos intensamente pelas crianças.
Os meus banhistas faziam sempre docinhos e comidinhas muito boas e eu passava lá os dias com os miúdos da família e claro que estava sempre convidada e almoçar e jantar com eles :)
e esta era uma das sobremesas frequentes o Tapioca.
Só muito mais tarde depois de casada é que vi à venda este produto e fiz inúmeras vezes.
Recentemente experimentei fazer e não correu bem, então hoje fiz de novo e ficou maravilhosa, foi muito apreciada cá em casa, prá mim foi mais um regresso à infância :)
Vamos então à receita:

Tapioca de laranja



























Ingredientes :

500 ml de leite
125 gr de tapioca
3 gemas de ovo
5 colheres de sopa de açúcar
raspa e sumo de meia laranja
um pau de canela
uma pitada de sal

Preparação :

Coloque a tapioca a demolhar em água durante duas horas, findo esse tempo escorra e reserve.
Leve o leite a ferver com a casca da laranja e o pau de canela e o açúcar, quando começar a ferver adicione a tapioca escorrida e deixe cozinhar cerca de 5 minutos em lume brando ,acrescente a pitada de sal, enquanto isso bata as gemas com um pouco de leite, coloque duas colheres da tapioca nas gemas e mexa, depois junte as gemas à tapioca e mexa bem para não cozer o ovo ,junte o sumo deixe levantar de novo fervura e retire do lume ,tire a casca da laranja e o pau de canela e coloque em taças individuais, deixe arrefecer e antes de servir polvilhe com canela .

A tábua é da gradirripas.
O pote da canela em loiça e da Barru Poterry 
ambos meus parceiros no blog a quem eu agradeço :)












Nenhum comentário:

Postar um comentário