terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Bolo " árvore de Natal "

Olá,
Nesta primeira publicação do ano de 2016 trago o meu bolo de Natal.
Por cá as festas são sempre cá em casa e aproveitamos este mês para reunir a família varias vezes durante o  mês de Dezembro, por isso não estive por cá, pois gosto de ter tempo para me dedicar aos cozinhados, sobremesas, são sempre as compras de ultima hora, depois arrumar a casa para voltar a desarrumar e mais as encomendas de doces para as festas, tudo isto me afastou um pouco do blog e das receitas.
Mas este bolo pode ser feito noutra ocasião basta para isso decorar de outra forma.
Vamos então à receita :






Bolo " Árvore de Natal"







   
































Bolo de chocolate e bolo de cenoura decorado com chantilly 
Ingredientes bolo chocolate :
200 gr de chocolate de culinária
100 gr de manteiga derretida
100 gr de açúcar mascavado com Stevia Canderel ou 200 gr de açúcar mascavado (normal)                                                                   200 gr de farinha T 55
6 ovos
1 c . chá de fermento
manteiga para untar a forma e farinha para polvilhar .
Método:
Ligar o forno a 180cº untar e polvilhar uma forma
Derreter o chocolate em banho maria, bater o açúcar com a manteiga derretida e em seguida junte as gemas uma a uma entre cada adição mexendo sempre, junte o chocolate derretido e misture muito bem. À parte peneire a farinha com o fermento e bata as claras em castelo e envolva alternadamente com as claras no preparado anterior, verter na forma e levar ao forno deixar cozer cerca de 30 minutos, verificar com o palito, retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de decorar.
Ingredientes bolo de cenoura :
250 g de cenouras
150 g de açúcar mascavado com Stevia da Canderel  ou 300 gr de açúcar ( normal )                                                                              220 g de farinha de trigo
100 g de óleo girassol
4 ovos
1 colher de sopa de fermento em pó
Pré -aqueça o forno a 180cº. Rale a cenoura e coloque-a numa batedeira com os ovos o açúcar e o óleo. Bata até ficar um preparado homogéneo.
Peneire a farinha com o fermento e envolva no preparado anterior. Deite numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno a 180cº durante 40 minutos, verifique com o palito, retire do forno e deixe arrefecer completamente antes de decorar
Decoração em chantilly
400 gr de natas
3 colheres de sopa de açúcar Canderel Red Sucralose Granulado ou 6 colheres de açúcar em pó
1 vagem de baunilha
corante em gel verde
Bata as natas com o açúcar e as sementes da vagem de baunilha até formar picos suaves, junte o corante até obter a cor desejada, coloque num saco pasteleiro com um bico frisado e reserve no frio.
Corte os bolos em 3 metades ( com papel vegetal faça moldes das camadas a sobrepor) depois com a ajuda de uma faca bem afiada corte o bolo de modo a parecer uma árvore de Natal “ cole uns aos outros com um pouco de chantilly e para finalizar faça a decoração em chantilly verde dos “ ramos da árvore” .
Parece difícil, mas só demora um pouco a montar e o efeito visual é muito bonito .























Nenhum comentário:

Postar um comentário