quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Tarte de tangerina

Olá
Cá por casa adoramos as frutas da época, e em regra geral somos fãs de todos os citrinos, adoro o travo ácido e a polpa sumarenta de todos eles, são uma fonte de vitamina C, bastante importante para combater gripes e constipações.
Hoje resolvi fazer uma tarte com o sumo e raspa de tangerinas, ficou deliciosa com a consistência de uma queijada, podem fazer com qualquer outro citrino à vossa escolha, eu gosto muito da cor e sabor das tangerinas.
Usei o cortador de legumes Borner para fazer rodelas de tangerina bem fininhas 



Tarte de tangerina


































Ingredientes :

6 ovos
sumo de três tangerinas
raspa de uma tangerina
180 gr de açúcar
80 gr de manteiga derretida
2 colheres cheias de farinha
1 base de massa folhada redonda
1 tangerina
100 gr água
200 gr de açúcar


Preparação:

Forre uma tarteira com a massa folhada  pique o fundo com um garfo, forre o fundo com papel vegetal e cubra com feijões e leve a cozer a 170 Cº durante 10 m depois retire os papel com os feijões e deixe mais uns minutos no forno para cozer mais um pouco, enquanto isso misture a manteiga com o açúcar depois o sumo e as raspas e por fim a farinha, coloque tudo na tarte e leve de novo ao forno durante 30 m.
enquanto isso faça uma calda com as 200 gr de açúcar e as 100 gr de água deixe ferver um pouco ( 3 minutos ) e depois coloque as rodelas da tangerina cortadas finamente no cortador de legumes Borner e deixe cozinhar até estarem transparentes, retire e deixe arrefecer sobre uma rede.
Quando retirar a tarde do forno, deixe arrefecer um  pouco e ainda morna coloque as rodelas de tangerina e pincele com a calda.