sexta-feira, 31 de julho de 2015

taças de chia com compota de pêra

Olá,
Recentemente experimentei a chia e fiquei fã, lembram-se dos meus pudins de chia ? 
Aqui fica a receita  desta vez fiz com pêra e também ficaram muito bons, além de serem saudáveis levam pouco ou nenhum açúcar e a chia é um otimo aliado para uma alimentação saudável e equilibrada ficam aqui algumas informações sobre estas sementes:
Os benefícios da chia para saúde incluem a melhora do trânsito intestinal, melhora do colesterol e até diminuição do apetite, porque a chia é nutricionalmente muito rica em fibras e vitaminas.
  • A elevada quantidade de fibras permite controlar a diabetes e manter uma boa saúde intestinal. As fibras que possui permitem que ao se colocar as sementes num como de água ao fim de algum tempo se forme um gel. Este gel permite proteger a mucosa do estômago e combater a gastrite assim como irá conduzir a um menor consumo de alimentos e controlar o peso, e por isso ajuda a emagrecer.
  • Como é rica em ômega-3, tem ação anti-inflamatória. Este nutriente está também relacionado com uma redução de doenças cardiovasculares e com uma boa saúde cerebral.
  • Seus antioxidantes permitem combater a ação de radicais livres que levam ao envelhecimento das células.
A semente de chia tem em sua composição ômega-3, antioxidantes, cálcio, proteínas, fibras, vitaminas e minerais, que fazem desta semente um excelente, natural e econômico complemento nutricional. 
Agora vamos à receita :
Taças de chia com compota de pêra



















Ingredientes:
1 pacote de bolachas maria
400 ml de leite
3 colheres de sopa açúcar ou mel 
50 gr de sementes de chia
casca de meia laranja e pau de canela
2 pêras
1 laranja 
2 colheres de sopa de açúcar
gelado Carte Dor creme brullé

Preparação:
Colocar o leite a ferver com a casca da laranja e o pau de canela e o açúcar ou mel, depois de ferver retirar do lume e deixar arrefecer um pouco , retire o pau de canela e a casca de laranja e adicione as sementes de chia e durante a primeira hora vá mexendo de vez em quando para as sementes ficarem bem envolvidas, leve ao frio de preferência durante a noite.
Descasque as pêras corte em pedaços de leve ao lume com o sumo de laranja e  2 colheres de sopa de açúcar deixe cozinhar lentamente até a pêra ficar cozinhada mas sem desfazer.
Montagem das taças:
Piquei as bolachas e coloque no fundo das taças regue com o molho do compota, de seguida coloque umas colheradas do preparado de chia e finalize com a compota de pêra em pedaços e finalize com uma bola de gelado a gosto.
Esta sobremesa fiz para o passatempo da Carte Dór.
As peças de louça utilizadas são da Barru Pottery










Nenhum comentário:

Postar um comentário