sábado, 18 de abril de 2015

Bolo de rosas de nutella

Olá,
Mais uma receita que andava para fazer há bastante tempo ficava deliciada ao ver imagens deste bolo e a imaginar o seu sabor, no blog do Célio, Sweet Gula tem a receita dos rolinhos de nutella que basicamente é a mesma coisa, mas em formas e formato diferentes, aquelas imagens faziam parte do meu imaginário, todas as vezes que via um frasco de Nutella pensava naqueles rolos carregados de sabor ( eu sei sou gulosa ).
Tinha recebido uns pacotes de fermento de padeiro seco Fermipan e resolvi que não passava de hoje, ia por as mãos na massa e finalmente fazer e provar os rolinhos de Nutella.
Fiz numa forma de bolo para fazer o formato de bolo  que fica igualmente bom e bonito, não tinha avelãs por isso não coloquei, bem só posso dizer que fiquei deliciada com o bolo aconselho vivamente a fazerem é muito fácil e então com o fermento seco da Fermipan que é feito à base de levedura e próprio para pão e bolos é muito prático e fácil. Esta levedura está à venda nos supermercados e está indicada para o fabrico de bolos, pão (especialmente nas máquinas de pão) e pizzas.
Como é um produto sem glúten está também direccionado para os doentes celíacos..,


Bolo de rosas de nutella



































Ingredientes para a massa:
450 g de farinha sem fermento
 11 g de fermento seco (usei Fermipan)
 5 colheres de sopa de açúcar 
 1 colher de chã de sal
 230 ml de água tépida
 1 ovo
Recheio:
350 g de Nutella
 2 c. (sopa) de canela
Açúcar mascavado para polvilhar 
2 colheres de sopa de leite

Preparação:
Numa taça misture a farinha com o sal, num recipiente dissolva o fermento em água tépida acrescente o açúcar,faça um buraco no centro  da farinha e adicione o ovo batido, aos poucos vá adicionando o fermento e amasse com as mãos. 
Transfira o preparado para uma bancada polvilhada de farinha e amasse até obter uma massa elástica e esta despegar dos dedos.
Forme uma bola, coloque de novo na taça e tape com película aderente. Deixe levedar durante pelo menos 1 hora ou até duplicar de volume.
Passado esse tempo estenda a massa com o rolo, obtendo um rectângulo e com a espátula espalhe a nutella e polvilhe com canela e enrole, corte em rolinhos todos iguais e coloque numa forma  untada com manteiga e polvilhada com farinha com algum espaço entre eles, pois ainda vão levedar mais um pouco cerca de 30 minutos a uma hora.
Pré-aqueça o forno a 180ºC. 
Pincele com o leite e salpique com o açúcar mascavado.
Leve ao forno  durante cerca de 20 minutos.

Bimby:
No copo coloque a água e o fermento e programe 2 m /37cº/ vel 1.22
Adicione a farinha, o açúcar, o sal e o ovo e programe 1.30m /vel. espiga. Se achar necessário adicione mais um pouco de farinha e programe mais 30 seg  até a massa despegar das paredes do copo.
Forme uma bola e deixe levedar durante pelo menos 1 hora ou até duplicar de volume.















Nenhum comentário:

Postar um comentário