terça-feira, 24 de novembro de 2015

semi frio de diópiro

Olá,
Estamos na época deles, e eu sou fá de dióspiros sejam eles de polpa mole ou dura ( dióspiro maça ), 
gosto de qualquer fruta, todas têm o seu encanto na sua época do ano, o Outono apresenta-nos cores lindíssimas os amarelos e avermelhados, laranjas, castanhos, uma paleta de cores incríveis, quer seja nas frutas, folhas na natureza que nos rodeia .....posso dizer que adoro esta estação do ano.
Contei com a ajuda do Cortador de legumes Borner para elaborar esta receita.



Mini semi frio de dióspiro


































Ingredientes:

Base:
125 gr de bolacha maria
60 gr de manteiga derretida
2 colheres de café de canela

açúcar em pó q.b

recheio:

4 folhas de gelatina
200 gr de natas frias
1 iogurte grego açucarado
2 dióspiros maduros
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de chã de canela em pó

Cobertura :

1 dióspiro maduro
sumo de uma laranja
2 folhas de gelatina
2 colheres de sopa de açúcar
Decoração:
1 dióspiro maça
mel q.b

Preparação :
  
Triture as bolachas e junte a canela e a manteiga derretida de modo a fazer uma pasta, unte aros pequenos  (8) ou um grande com manteiga e polvilhe com açúcar em pó .
Coloque a massa das bolachas e calque bem com as costas de uma colher e leve ao frio a endurecer um pouco, enquanto isso prepare o recheio.
Hidrate as folhas de gelatina em água fria, bata as natas em chantilly com duas colheres de sopa de açúcar e reserve, leve a polpa dos dióspiros ao lume num tacho e mal que levante fervura retire do lume acrescente a canela em pó e passe a varinha mágica e dissolva a gelatina, mexa bem para dissolver por completo, junte a polpa ao iogurte grego e mexa bem e depois envolva com o chantilly e coloque em cima da base de bolacha ,leve de novo ao frio por 4 horas.
cobertura:
Hidrate as folhas de gelatina em água fria e reserve, num tacho coloque a polpa do dióspiro e o sumo da laranja e as duas colheres de açúcar, mal levante fervura retire do lume, passe a varinha mágica e dissolva a gelatina no preparado.
Coloque com cuidado em cima do creme de dióspiro e decore com fatias fininhas de dióspiro maça (dióspiro duro/ dióspiro de roer) cortadas com o cortador de legumes Borner leve de novo ao frio durante 3 horas.
Passe uma faca afiada em volta do aro e com cuidado desenforme o semi frio.
Dissolva 2 colheres de mel com umas gotas de água leve ao microondas uns segundos e pincele para dar um pouco de brilho, leve ao frio até à hora de servir 














.

Nenhum comentário:

Postar um comentário