segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Carne mechada

Olá,
mais uma receita com sabor Venezuelano, como já disse noutra publicação tenho um familiar que nasceu na Venezuela e como gosto de experimentar receitas novas esta é uma das que ficamos fãs cá em casa desde que aprendi a fazer.
Gosto tanto de ouvir " ó mãe apetece-me tanto carne mechada, quando fazes" este é um dos pedidos mais ouvidos cá em casa :)
Requer algum tempo de preparação, e agora como tenho o cortador de legumes da Borner essa tarefa tornou-se mais fácil e divertida .
Vamos lá então à receita:



Carne mechada


                                                                                            
   


















Ingredientes:

1kg  de carne de novilho ( pedir carne que possa ser desfiada)
1 pimento
2 cebolas
alhos q.b
sal q.b
piripiri seco SABOR BIO
vinho branco q.b
colorau q.b
azeite q.b

Acompanhamentos para servir com a carne :
Arroz branco 
Feijão preto
Batata frita aos palitos grossos ( cortei com o cortador de legumes Borner)
banana frita 

Preparação:

Numa panela de pressão colocar a carne partida aos cubos grandes ,cobrir de água temperar com sal, adicionar um alho e um piripiri seco, levar ao lume e deixar cozer depois de "apitar" cerca de 30 m.
Enquanto isso corte com a ajuda da mandolina Borner o pimento e as cebolas em juliana e reserve.
quando acabar de cozer a carne, reserve a água da cozedura e deixe arrefecer a carne, depois com alguma paciência desfie a carne e retire toda a gordura e reserve ( este passo demora sempre um pouco, mas pode fazer com antecedência ou até de um dia para o outro).
Finalmente com tudo pronto vamos à preparação final:
Numa frigideira alta e larga coloque azeite a cobrir o fundo, depois a cebola e o pimento e mais um piripiri e deixe refogar até a cebola ficar transparente (não deixe a cebola ganhar cor), adicione a carne desfiada e envolva na cebola e pimento deixe tomar os sabores e acrescente aos poucos um pouco da água da cozedura e vinho branco sempre em quantidades pequenas ( o objectivo é criar um molho para a carne) acrescente então o colorau ou pimentão doce para dar cor e sabor à carne vá rectificando os temperos ( sal ) e deixe apurar mais um pouco.
Sirva acompanhada de feijão preto ( eu comprei seco, demolhei e cozi também na panela de pressão)
Com arroz branco e batata frita
e na Venezuela acompanham sempre com banana frita ( eu ainda não encontrei banana para esse efeito).
é uma delicia recomendo que experimentem :)
Bom apetite !
P.S em algumas fotos vê-se um utensilio da Tupperware,utilizei para fazer churros para a sobremesa.fica para outra publicação a receita dos churros.
as loiças utilizadas são da Barru Poterry