segunda-feira, 13 de abril de 2015

Crepes de legumes e um desafio

Olá!
A receita de hoje é muito especial, foi feita com muito carinho e dedicação. Foi a primeira vez que participei num passatempo deste género e achei fantástico , a Teka fez o desafio de criar uma receita com três produtos biológicos da Belong, para mim que tenho o blog a cerca de dois meses foi mesmo um grande desafio, mas gostei imenso e espero repetir mais vezes.
Aqui esta a minha participação no passatempo da Teka.


Crepes de legumes 































Ingredientes para os crepes:
250 ml de leite
3 ovos
100 g de farinha
50 g de manteiga derretida ou líquida
1 colher de chá de açúcar 
1 pitada de sal marinho
manteiga para untar a frigideira q.b

Preparação:
Numa tigela ou num liquidificador junte todos os ingredientes até ficar um creme fluido, leve uma frigideira ao lume médio untada com um pouco de manteiga e faça os crepes, deite uma concha de creme rodando a frigideira para espalhar e dar a forma redonda,deixar cozinhar até começar a fazer umas bolinhas, vire de seguida o crepe com ajuda de uma espátula  deixe cozinhar depois retire e reserve.

Ingredientes para a acelga salteada:
As folhas verdes da acelga
2 dentes de alho 
uma pitada de sal marinho
azeite q.b

Preparação:
Coloque uma frigideira a aquecer, quando estiver quente coloque o azeite e os dentes de alho esmagados deixe o alho aromatizar o azeite sem queimar, e coloque as folhas verdes da acelga previamente lavadas e secas coloque uma pitada de sal tape a frigideira, reduza para lume brando e deixe cozinhar no vapor até ficar macia, retire do lume e reserve.

Ingredientes para o molho de queijo:
2 colheres de sopa de queijo creme
1 dente de alho esmagado
1 colher de café de gengibre fresco ralado
1/4 de malagueta fresca picada sem sementes
salsa picada q.b
uma pitada de sal 
sumo de um limão e raspa de meio limão 

Preparação:
Num almofariz junte o dente de alho esmagado com o gengibre fresco ralado a malagueta picada sem as sementes e uma pitada de sal, moer tudo juntar o sumo e a raspa do limão o queijo creme envolver tudo muito bem até formar uma pasta e reservar no frigorífico.

Ingredientes para os chips de  beterraba:
uma beterraba descascada e cortada finamente em rodelas
 1 colher de sopa de sal marinho
1 colher de sopa de tomilho seco
1 colher de chá de açúcar
papel de cozinha Renova 

Preparação:
Secar com papel de cozinha  as rodelas de beterraba para retirar a humidade colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal.
Num processador coloque o sal, açúcar e o tomilho, processe até ficar um pó bem aromático e polvilhe as rodelas de beterraba com este pó e leve ao forno a 150 cº durante 30 minutos para secarem e reserve.

Ingredientes para os ovos:
1 ovo por cada crepe
salsa,sal e pimenta preta moída
manteiga q.b

Preparação:
Numa tigela bata um ovo de cada vez com uma pitada de sal e pimenta preta moída  e a salsa picada , unte uma frigideira com manteiga e deite lá o preparado e frite dos dois lados( como se fazem os crepes) e reserve.

Montagem:
Coloque um crepe num prato, barre com a pasta de queijo em seguida faça uma camada com as acelgas depois coloque o ovo frito e por fim as chips de beterraba, enrole com cuidado o crepe, com uma faca de serra corte ao meio e coloque no prato de servir, proceda da mesma maneira com os outros crepes.
Decorei com ovos de codorniz e salsa. 
Podem ser servidos frios como entrada ou aquecidos como acompanhamento de um prato de peixe. 




















Crepes de legumes Ingredientes para os crepes: 250 ml de leite 3 ovos 100 g de farinha 50 g de manteiga derretida ou líquida 1 colher de chá de açúcar 1 pitada de sal marinho manteiga para untar a frigideira q.b Preparação: Numa tigela ou num liquidificador junte todos os ingredientes até ficar um creme fluido, leve uma frigideira ao lume médio untada com um pouco de manteiga e faça os crepes, deite uma concha de creme rodando a frigideira para espalhar e dar a forma redonda,deixar cozinhar até começar a fazer umas bolinhas, vire de seguida o crepe com ajuda de uma espátula deixe cozinhar depois retire e reserve. Ingredientes para a acelga salteada: As folhas verdes da acelga 2 dentes de alho uma pitada de sal marinho azeite q.b Preparação: Coloque uma frigideira a aquecer, quando estiver quente coloque o azeite e os dentes de alho esmagados deixe o alho aromatizar o azeite sem queimar, e coloque as folhas verdes da acelga previamente lavadas e secas coloque uma pitada de sal tape a frigideira, reduza para lume brando e deixe cozinhar no vapor até ficar macia, retire do lume e reserve. Ingredientes para o molho de queijo: 2 colheres de sopa de queijo creme 1 dente de alho esmagado 1 colher de café de gengibre fresco ralado 1/4 de malagueta fresca picada sem sementes salsa picada q.b uma pitada de sal sumo de um limão e raspa de meio limão Preparação: Num almofariz junte o dente de alho esmagado com o gengibre fresco ralado a malagueta picada sem as sementes e uma pitada de sal, moer tudo juntar o sumo e a raspa do limão o queijo creme envolver tudo muito bem até formar uma pasta e reservar no frigorífico. Ingredientes para os chips de beterraba: uma beterraba descascada e cortada finamente em rodelas 1 colher de sopa de sal marinho 1 colher de sopa de tomilho seco 1 colher de chá de açúcar Preparação: Secar com papel absorvente as rodelas de beterraba para retirar a humidade colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Num processador coloque o sal, açúcar e o tomilho, processe até ficar um pó bem aromático e polvilhe as rodelas de beterraba com este pó e leve ao forno a 150 cº durante 30 minutos para secarem e reserve. Ingredientes para os ovos: 1 ovo por cada crepe salsa,sal e pimenta preta moída manteiga q.b Preparação: Numa tigela bata um ovo de cada vez com uma pitada de sal e pimenta preta moída e a salsa picada , unte uma frigideira com manteiga e deite lá o preparado e frite dos dois lados( como se fazem os crepes) e reserve. Montagem: Coloque um crepe num prato, barre com a pasta de queijo em seguida faça uma camada com as acelgas depois coloque o ovo frito e por fim as chips de beterraba, enrole com cuidado o crepe, com uma faca de serra corte ao meio e coloque no prato de servir, proceda da mesma maneira com os outros crepes. Decorei com ovos de codorniz e salsa. Podem ser servidos frios como entrada ou aquecidos como acompanhamento de um prato de peixe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário