quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Rabanadas tradicionais

Olá,
Sei que o Natal já passou, mas uma rabanada sabe sempre bem em qualquer altura do ano, pelo menos p'ra mim, podem fazer com qualquer tipo de pão, desde que esteja uns dias a secar, pois é melhor para partir. 
Cá na minha terra temos um pão " cacete " que na altura do Natal está à venda um pouco por todo o lado, e devo dizer que as melhor rabanadas que comi até hoje são feitas com esse pão.
Como durante o ano não se encontra à venda eu costumo comprar e congelar para ter quando me apetecer fazer umas deliciosas rabanadas como foi o caso destas.
Vamos então à receita:


Rabanadas tradicionais




























Ingredientes :
1 cacete para rabanadas
1 l leite
6 ovos
casca e pau de canela
açúcar a gosto
óleo de girassol q.b

Molho para as rabanadas :

100 ml de vinho do Porto
100 ml de água
400 açúcar
pau de canela
passas q.b

Preparação:

Aquecer o leite com os aromas ( pau de canela e casca de limão), quando começar a ferver adicione o açúcar a gosto mexa e retire do lume, deixe arrefecer com os aromas lá dentro, enquanto isso bata os ovos e reserve, e faça o molho para as rabanadas, coloque todos os ingredientes num tacho depois de levantar fervura diminua a temperatura e deixe ferver cerca de 10 m .
retire o pau de canela e coloque num frasco este molho dura bastante tempo e pode utilizar em outras sobremesas.
Voltando as rabanadas parta o pão em fatias grossas e molhe no leite, cuidado para não demolhar durante muito tempo senão o pão fica muito encharcado e mole e parte.
depois passe nos ovos batidos e frite em óleo abundante até ficarem douradas, retire do lume deixe escorrer o excesso de óleo num prato forrado com papel do cozinha, depois passe para o prato de servir e polvilhe com uma mistura de açúcar e canela em pó e depois regue com a calda, sirva mornas ou frias.
Eu adoro comer mornas :)











Nenhum comentário:

Postar um comentário