quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Bolo de noz com doce d´ovos

Olá,
este é sem duvida alguma o meu bolo preferido de sempre, tudo que leve ovos moles, doce d´ovos fios d´ovos é a minha praia, sou fã da nossa doçaria regional e conventual que por estes dias ( acho eu ) está um pouco esquecida, com muita pena minha, dedicamos muito tempo a fazer receitas que nada tem a ver connosco Portugueses e as nossas, talvez por derem mais conhecidas deixamos de lado.
Um dos meus sonhos e projectos e aprender tudo sobre esta arte a doçaria regional e conventual que tanto me fascina tanto pelo palato como a nível visual, mas porque uma vez mais é algo muito nosso.
Vamos lá então a receita, esta foi ligeiramente adaptada do blog Alquimia dos tachos, que é um  bom exemplo para mim ,pois tem uma variedade de receitas de doçaria regional, obrigada Olivia por manteres no teu cantinho uma boa parte das nossas receitas :)


Bolo de noz com doce d' ovos 























Ingredientes para o bolo:

240 gr de açúcar amarelo
200 gr de nozes picadas
100 de farinha
20 gr de fermento
150 gr de manteiga amolecida
7 ovos
uma pitada de canela ( eu não coloquei )

Ingredientes para o doce d' ovos:

5 gemas
5 colheres de sopa de água
5 colheres de sopa de açúcar
uma colher de chã de manteiga ( eu não usei)

Preparação :
Para o bolo,mistura-se a manteiga com o açúcar , depois junta-se as gemas até ficarem bem incorporadas, bate-se as claras em castelo e reserva-se, mistura-se a farinha o miolo de noz moído e o fermento mexe-se um pouco e junta-se aos poucos ao preparado anterior intercalando com colheradas de claras em castelo, este passo é melhor fazer à mão pois as claras devem ser envolvidas para não perderem o ar.
levar ao forno pré aquecido nos 180 cº durante 35/45m convém verificar com o palito.
Doce d' ovos, numa caçarola misture todos os ingredientes e leve ao lume médio até engrossar, retire e deixe arrefecer, depois leve ao frio.
Na hora de servir o bolo regue com o doce . 














Nenhum comentário:

Postar um comentário