sexta-feira, 8 de maio de 2015

Semifrio de chocolate e manga World Baking Day 2014

Olá,
Hoje trago um dos bolos que me deu muita satisfação fazer, foi um semi-frio para o World Baking Day de 2014, como nessa altura ainda não tinha blog e como está a chegar mais um evento do World Baking Day deixo-vos aqui a minha receita do ano passado, foi um desafio para mim fazer este bolo mas consegui e ficou muito bonito como podem ver nas fotos e delicioso foi classificado na categoria de "moist level " o que me deu uma grande satisfação.












































Semifrio de chocolate e manga 


Ingredientes para o bolo de chocolate :

100 gr de chocolate de culinária
100 gr de vaqueiro líquida
100 gr de açúcar 
100 gr de farinha T 55
3 ovos
1 c .chã de fermento
Vaqueiro líquida para untar e farinha para polvilhar .
Método:
Ligar o forno a 170cº untar e polvilhar uma forma com  25 cm de diâmetro.
Derreter o chocolate em banho maria,  bater o açúcar com a vaqueiro liquida e em seguida junte as gemas uma a uma entre cada adição mexendo sempre, junte o chocolate derretido e misture muito bem.À parte peneire a farinha com o fermento e bata as claras em castelo e envolva alternadamente com as claras no preparado anterior, verter na forma e levar ao forno deixar cozer cerca de 30 minutos, verificar com o palito.

Mousse de manga :

Ingredientes:
250 gr de polpa de manga
200 de natas
50 gr de açúcar ( se a manga for natural se for polpa de manga em lata usar menos quantidade )
5 folhas de gelatina
Método:
Colocar as folhas de gelatina a hidratar em água fria durante 5 minutos, enquanto isso bater as natas em chantilly e reservar no frigorífico, levar a polpa de manga numa caçarola ao lume até começar a ferver, retirar então do lume e colocar lá dentro as folhas de gelatina bem espremidas e mexer muito bem para dissolver a gelatina deixar arrefecer e só depois envolver cuidadosamente no chantilly .
Colocar o bolo num aro do mesmo diâmetro depois com cuidado colocar a mousse de manga em cima do bolo e levar ao frigorífico durante 4 horas .

Gelatina de manga :

Ingredientes :
300 gr de polpa de manga 
3 folhas de gelatina
Método :
colocar as folhas de gelatina a hidratar em água fria durante 5 minutos, enquanto isso levar ao lume numa caçarola a polpa de manga até começar a ferver  então retirar do lume e colocar as folhas de gelatina bem espremidas e mexer bem para dissolver, deixar arrefecer e depois colocar com muito cuidado em cima da mousse de manga, levar de novo ao frigorífico durante 4 horas.

Grade e enfeites em chocolate :

chocolate de culinária 
papel vegetal

Derreter  o chocolate em banho maria,  cortar uma tira de papel do diâmetro da forma do bolo e com a ajuda de um bico de pasteleiro muito fino desenhar na folha a grade e a folha em chocolate, esperar um pouco e com cuidado colocar a volta da forma até solidificar o chocolate .
Desenformar com a ajuda de uma faca fininha o semifrio e colocar a grade à volta decorar com a folha em chocolate e umas cerejas frescas .
Demora algum tempo a fazer pois é feito por etapas e a grade é um pouco complicada, mas fica muito bonito e é uma delicia espero que gostem. 











Nenhum comentário:

Postar um comentário